Na roça é diferente
Este projeto tem como objetivo proporcionar às crianças da educação infantil uma vivencia dos costumes do homem do campo tendo em vista a chegada da festa junina. Será desenvolvido no decorre de quatro semanas que antecedem a festa junina da escola.
Objetivos:
· Valorizar e manter as tradições do mês de junho
· Integrar a escola com a comunidade
· Proporcionar a integração dos alunos com a cultura
· Valorizar o folclore brasileiro
· Comparar os costumes juninos no Brasil
· Conhecer a historia das tradições juninas
Desenvolvimento
1ª semana
Assistir ao vídeo “na roça é diferente” da turma da Monica do personagem Chico Bento
Discutir com os alunos o que o primo do Chico descobriu na roça:
· De onde vêm os alimentos
· Meios de transporte utilizados
· O jeitinho e a paciência com as coisas
· Registro do filme com desenho livre
· Apresentar às crianças a espiga de milho ainda não descascada para que elas descasquem e façam suas observações. Cozinhar o milho que as crianças descascarem e comer quando esfriar
· Levantar a questão: O que será que na roça se come que é diferente da cidade?
2ª semana
· Levantar a discussão: que bicho mora na roça?
· Apresentar para as crianças o amendoim ainda na casca para que possam fazer suas descobertas e apontamentos
· Fazer com as crianças a receita de amendoim doce
· Discutir o que se tem em uma festa junina
· Construir as bandeirinhas para enfeitar a sala
3ª semana
· Assistir ao vídeo da turma da Monica “Chico no Shopping”
· Discutir as diferenças e semelhanças entre a roça e a cidade
· Levar para as crianças um sabugo de milho de pipoca para discutir com as mesmas que antes de ir para o pacote o milho de pipoca também veio de uma espiga assim como o milho que comemos na primeira semana
· Estourar pipoca com as crianças
· Discutir o tema: Do que as crianças brincam na roça e na cidade?
4ª semana
· Discutir com as crianças sobre o que é festa junina
· O que temos na festa junina
· Construir com as crianças balões enfeitarão a escola no dia da festa junina
· Fazer com as crianças canjica levando os ingredientes em natura e os do supermercado para que possamos comparar.
Culminância
· Realização da festa junina na escola
Avaliação
Através do envolvimento e participação das crianças durante as atividades desenvolvidas, bem como a produção de cada uma nas tarefas solicitadas.
Turmas do Caxixi e do Tambor, Educadoras Tatiana e Raquel
Nenhum comentário:
Postar um comentário