domingo, 28 de junho de 2009

Na roça é diferente

Durante os mês de junho postamos várias atividades desenvolvidas com as Turmas do Tambor e do Caxixi no desenvolvimento do projeto "Na roça é diferente" e aí vai o projeto que teve como culminância a realização da grande festa junina da escola.

Na roça é diferente

Este projeto tem como objetivo proporcionar às crianças da educação infantil uma vivencia dos costumes do homem do campo tendo em vista a chegada da festa junina. Será desenvolvido no decorre de quatro semanas que antecedem a festa junina da escola.


Objetivos:

· Valorizar e manter as tradições do mês de junho

· Integrar a escola com a comunidade

· Proporcionar a integração dos alunos com a cultura

· Valorizar o folclore brasileiro

· Comparar os costumes juninos no Brasil

· Conhecer a historia das tradições juninas

Desenvolvimento

1ª semana

Assistir ao vídeo “na roça é diferente” da turma da Monica do personagem Chico Bento

Discutir com os alunos o que o primo do Chico descobriu na roça:

· De onde vêm os alimentos

· Meios de transporte utilizados

· O jeitinho e a paciência com as coisas

· Registro do filme com desenho livre

· Apresentar às crianças a espiga de milho ainda não descascada para que elas descasquem e façam suas observações. Cozinhar o milho que as crianças descascarem e comer quando esfriar

· Levantar a questão: O que será que na roça se come que é diferente da cidade?

2ª semana

· Levantar a discussão: que bicho mora na roça?

· Apresentar para as crianças o amendoim ainda na casca para que possam fazer suas descobertas e apontamentos

· Fazer com as crianças a receita de amendoim doce

· Discutir o que se tem em uma festa junina

· Construir as bandeirinhas para enfeitar a sala

3ª semana

· Assistir ao vídeo da turma da Monica “Chico no Shopping”

· Discutir as diferenças e semelhanças entre a roça e a cidade

· Levar para as crianças um sabugo de milho de pipoca para discutir com as mesmas que antes de ir para o pacote o milho de pipoca também veio de uma espiga assim como o milho que comemos na primeira semana

· Estourar pipoca com as crianças

· Discutir o tema: Do que as crianças brincam na roça e na cidade?

4ª semana

· Discutir com as crianças sobre o que é festa junina

· O que temos na festa junina

· Construir com as crianças balões enfeitarão a escola no dia da festa junina

· Fazer com as crianças canjica levando os ingredientes em natura e os do supermercado para que possamos comparar.

Culminância

· Realização da festa junina na escola

Avaliação

Através do envolvimento e participação das crianças durante as atividades desenvolvidas, bem como a produção de cada uma nas tarefas solicitadas.

Turmas do Caxixi e do Tambor, Educadoras Tatiana e Raquel
































óia o bingo da Valdete!



















Nenhum comentário:

Postar um comentário